Valteir Araujo
"Valteir Araújo: A Jornada Musical de um Multi-Instrumentista e Compositor Cristão"
Valteir: Meu nome é Valteir Araújo dos Santos sou da cidade de Itaguaí município do Rio de janeiro. Para mim é um privilégio poder participar do Blog Gospel som podendo compartilhar a minha trajetória Musical com os leitores desse blog.
Gospel Som: Valteir, é um prazer falar com você! Para começar, conte um pouco sobre sua trajetória. Como você iniciou sua caminhada no mundo da música, e o que te ajudou a seguir essa carreira como multi-instrumentista?
Valteir: Sobre o início da minha trajetória Musical, eu fui criado na primeira igreja Batista de Itaguaí e comecei a me interessar por música aos 16 anos eu gostava de ver e ouvir o ministério de música da igreja local, algo que me cativava bastante. E na minha igreja ia bastante músicos com muita qualidade na época, mas eu não sabia tocar nenhum instrumento, mas gostava de ver os violinistas tocar, achava fantástico a forma de eles tirar som do instrumento, isso de alguma forma eu já tinha uma percepção musical sem saber. Meu pai tinha um violão que ele tocava todas as músicas em Do maior, re menor e sol, hoje vejo que de alguma forma meu pai me influenciou.eu participava da classe dos adolescentes na minha igreja e todos os sabiam tocar uma música da época“ nos galhos secos” então eu fui influenciado a pegar a música não me recordo do grupo de amigos quem me passou os 3 acordes da música sei que aprendi, mas como era tímido de mais para tocar em público meus amigos insistiam para tocar na classe dos adolescentes era uma coisa assim cada um, toca um pouco eu até tocava ocasionalmente mais evitava tocar na frente do pessoal só tocava mais em casa mesmo e fui aprendendo outras músicas sozinho de ver as pessoas tocar chegava em casa tocava o que via no culto. Um dia na classe o tocador principal faltou e perguntaram quem vai tocar as músicas de hoje e todos os amigos apontaram para mim o Valteir que vai tocar hoje, eu com muita vergonha fui la e toquei todas as músicas por estar já treinando em casa e aquilo foi uma surpresa para todos e para mim também.todo mundo ficou me olhando como se eu fosse de outro planeta e dai eu virei o tocador oficial do grupo então descobri Ali com 16 anos o dom e a paixão pela música.
Com o passar do tempo comecei me interessar por teclado, aí fui pegando informações com o tecladista da igreja Paulo César. Até aí era tudo de ouvido, então chegou um momento de 18 para 19 anos eu senti vontade de estudar com um professor, meu pai pagou aulas de piano com a filha do pastor, a Márcia era formada em música sacra, mas fiquei pouco tempo estudando com ela uns 3 a 4 meses. E aí eu fui trabalhar no comércio nas lojas arapuã visando comprar um teclado e pagar as aulas com um professor particular fiz isso durante um ano comprei o teclado sai da loja fiz um ano de Aula com o professor waninho um músico de estilo jazz da cidade quando ele começou a tocar eu fiquei assim sem palavras era aquilo no momento que queria para minha vida tocar naquele estilo do professor não faltava nenhuma Aula pegava as matérias enfim depois fui estudar piano no Centro do Rio de janeiro estudei com ótimos pianistas de jazz como Adriano souza pianista do pastor Cláudio claro estudei com um professor de piano estilo blues, Flávio Paiva e também com pianista de jazz Roberto tive boas influências.depois de um tempo comecei a apreciar a guitarra, o som e depois o contra baixo e a bateria e por último o saxofone eu fui usando a teoria do teclado para transferir para os instrumentos de harmonia e melodia eu fui estudando os instrumentos ao longo dos anos.
Gospel Som: Você é um verdadeiro "homem orquestra", como multi-instrumentista, e também leciona música para vários instrumentos. Como você consegue sua paixão por ensinar com o equilíbrio do processo criativo de suas músicas? Existe alguma conexão entre esses dois mundos?
Valteir: Lecionar música foi uma paixão que surgiu por meio de uma necessidade, precisava pagar as aulas com os professores particulares então dava aulas particulares cobrava um valor simbólico e pagava as aulas com dinheiro adquirido das aulas e quando me vi estava totalmente envolvido com as aulas. Vou falar um pouco sobre o processo criativo de compor eu cresci ouvindo músicas que minha mãe ouvia dos antigos L P disco de vinil e ela tem até hoje, então eu comecei a desenvolver um ouvido para fazer letras já com melodias prontas e harmonia na década do ano 2000 até antes um pouco e por ouvir muito isso facilitou bastante. A conexão que existe entre os dois mundos de leccionar vários instrumentos e fazer músicas autorias todas as duas eu dou o meu melhor e amo a fazer as duas coisas acho que isso é a conexão no final tudo é música.
Gospel Som: Agora, um dos motivos que estamos te entrevistando é o lançamento do seu single “Caminho”. Fale um pouco sobre essa música: o que ela significa para você e o que você quer transmitir com ela ao público?
Valteir: Sobre o lançamento da música caminho, ela tem grande relevância para mim porque não me vejo em outro caminho, esse é o melhor caminho, o da salvação da vida eterna. Jesus quando disse eu sou o caminho ele usou o artigo definido para mostrar que não tem outro caminho então essa é a minha razão de estar nesse caminho.eu quero transmitir exatamente isso ao público ouvinte dessa música só um caminho e que devemos buscar estar nesse caminho que é Jesus o único que pode salvar qualquer pessoa de caminhos errados que elas andam essa é a mensagem.
Gospel Som: A música cristã tem uma grande influência em sua vida. Como você descreveu sua relação com a fé através da música, e de que maneira isso tem impactado sua jornada pessoal e profissional?
Valteir: Minha descrição com a fé ela vem pelo ouvir a palavra de Deus e gosto muito de ler e meditar na palavra de Deus então nas letras das músicas eu procuro sempre colocar a palavra de Deus cantada conectadas as músicas, e o impacto pessoal e profissional disso que Deus acaba guiando os caminhos que ele quer que eu va isso é muito relevante para mim.
Gospel Som: Sabemos que o Rio de Janeiro tem uma grande diversidade cultural e musical. Você, sendo de Itaguaí, como percebe essa mistura de influências em sua música? Existe algo em sua cidade que te inspira diretamente nas composições?
Valteir: O Rio de janeiro tem bastante diversidade cultural e musical isso tem crescido ao longo dos anos, as influências são boas, pois trazem diversidades. A meu ver, hoje na minha música eu penso que não traz influência no sentido de estilo, mas sim no sentido tecnológico sim. Na minha cidade não tem algo que me inspire nas composições, pode ser que um futuro próximo tenha.
Gospel Som: Além de “Caminho”, podemos esperar outros lançamentos? Se sim, há algo que você pode compartilhar sobre o estilo e temas das músicas que estão por vir?
Valteir: Futuro da carreira musical. Podem esperar outros lançamentos além de“ caminho”, Como Pop“ É Jesus” como uma Balada“ Glórias ao Senhor” Pop rock“ Na Casa de Deus” entre outras mais.
Gospel Som: Agora, para nossos leitores que estão começando a aprender música ou sonham em seguir uma carreira semelhante à sua, que conselhos você daria, especialmente para quem está tentando encontrar seu próprio estilo e identidade musical?
Valteir: Um conselho para quem está iniciando e quer construir uma carreira musical sólida primeiro de tudo coloque Deus em primeiro lugar de tudo que você fizer na música, segundo tenha muito definido que é isso que você quer para sua vida estude seja focado nos seus objetivos não no dos outros têm muitos músicos que se perdem nessa questão., seja pontual nos seus compromissos musicais marcou horário esteja no horário se não da para ir avise se for chegar atrasado, comunique as pessoas nunca vão seguir totalmente suas palavras, mas sim as suas ações. Nunca espere uma oportunidade faça a oportunidade aparecer foi o que aconteceu comigo Deus me deu as ferramentas, mas a mão na massa eu tive que colocar se comprometa com a música e a música vai se comprometer com você foi o que aconteceu comigo tudo que escrevi aqui é isso só posso falar do que tenho vivido ao longo desse tempo na música.
Gospel Som: Para finalizar nossa entrevista, Valteir, queremos fazer uma pergunta interativa! Imagina que você está fazendo um show e está se preparando para cantar “Caminho” pela primeira vez. Como você se sentiria vendo o público cantando junto com você? O que você espera da ocorrência deles?
Valteir: A experiência de ver um público cantando uma música autoral que Deus me deu é imensurável na tem como medir, mas acredito que será ótimo porque vai refletir muito o caminho que percorri até chegar a esse estágio para mim não tem estágio maior que ver um público multidões adorando a Deus por meio de uma música que Deus me deu.se na igreja local PIB de Mangaratiba onde pela graça de Deus sou ministro de louvor quando adoramos a Deus a emoção é tanta para um público menor imagina para multidões em um show! Eu espero sempre adoração verdadeira a Deus e a entrega do cantor se conectando com o público e o público com o cantor, isso é maravilhoso.
Gospel Som: Valteir, muito obrigado pelo seu tempo e por compartilhar um pouco da sua jornada com a gente. Desejamos muito sucesso em sua carreira solo e que “Caminho” seja apenas o começo de uma linda trajetória!
Valteir: Quero agradecer ao Blog Gospel Som por essa oportunidade de compartilhar minha experiência musical ao longo dos anos e fazer menção ao Paulo Roberto, que foi quem produziu a música caminho e conduziu até esse momento Deus abençoe a todos.